sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

INDEPENDÊNCIA OU MORTE.

Este quadro que está logo acima, com certeza é conhecido por muitos brasileiros, pois retrata a "Nossa Independência". Pois, como bom historiador(a) sabemos que nem todos os fatos foram exatamente como conhecemos.

Bem sabemos que Dom João retornou para Portugal em abril de 1821, levando consigo quase todo o ouro dos cofres brasileiro, deixando aqui nesta terra seu filho, Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança, mais conhecido como Dom Pedro de Alcântara.

Nesta época ele contava com apenas 23 anos de idade e nenhuma experiência política, ao contrário, um de seus maiores interesses era o "sexo feminino".

Em 1822 ocorre o dia do fico, simbolizando o início da ruptura com Portugal, sendo que o momento crucial ocorreu no dia 7 de setembro do mesmo ano com a Proclamção da República.

O que difere o quadro de Pedro Américo com a realidade, era que ele estava vestindo uma roupa simples de viagem e montado em uma mula, em vez de um cavalo. No dia estava com problemas intestinais, ou seja, uma disenteria, sendo necessária varias paradas pelo caminho para "aliviar o ventre".

Ao longo do riacho do Ipiranga foi pressionado a proclamar a independência do Brasil após receber cartas , sendo uma do cônsul inglês Henry Chamberlain e outra de José Bonifácio.
Nas cartas havia resoluções da Corte, que queria fazer o Brasil regressar à condição de colônia, sendo contrário aos interesses do brasil.

Em um momento de fúria misturado com insegurança e medo do que ainda estava por vir, declarou: Independência ou Morte!!!

Entre tantos fatos distorcidos da nossa história brasileira, este é apenas mais um.

Nenhum comentário: