segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Porque o livro é tão caro no Brasil???
Esta é uma pergunta que há muito tempo vem me incomodando, porque o livro é tão caro no Brasil?
Sou uma pessoa que gosta muito de ler e de comprar livros, mas o valor exorbitante de alguns exemplares, dificulta a aquisição.
Sei que esta é uma reclamação de muitos leitores iguais a mim, mas saiba que isto está relacionado com a tiragem.
Em sua maioria, o povo brasileiro não tem o costume ou muitas vezes o poder aquisitivo de investir em livros, sendo assim, a venda é pequena comparada com outros países, isto acaba encarecendo o valor final do livro.
As editoras tem receio de fazer uma tiragem maior e os livros acabarem encalhando nas prateleiras. Neste caso, fazem uma tiragem menor, para não correr riscos.
Entre outros fatores que encarecem o livro no Brasil, está também o custo do papel, o editor, a gráfica, o autor, a distribuidora e a livraria.
Uma boa alternativa para economizar, são os livros usados, nos famosos SEBOS. Dá para encontrar muitos livros legais e em bom estado de conservação, isto tudo, com um valor bem reduzido. Uma dica é a ESTANTE VIRTUAL, um conjunto de sebos bem famoso na Internet, eu mesma já comprei vários livros lá, vieram em ótimos estado de conservação, tudo direitinho.
Para quem quiser conferir:
www.estantevirtual.com.br
Marcadores:
estante virtual,
História Brasil,
livro,
sebo,
tiragem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Este post me lembra o livro "O Brasil pode ser um país de leitores?", de Felipe Lindoso (Summus Editorial). Vale conferir, caso não conheça.
olá, descobri seu blog qd pesquisava a capa do livro maria antonieta. acho que essa questão do preço tem vários fatores. é um assunto q me interessa e costumo pesquisar. realmente já ouvi que qt mais a tiragem for menor, maior o custo do livro. já ouvi tb q no brasil compram mais livros caprichados, papéis de maior qualidade. nos eua a venda maior são por pocket books q por terem papel inferior, embalagem normal, são mais baratos e lá compram mais. aqui já li q muitos compram os mais vendidos pra ter na estante e se mostrarem cultos, mas q muitos não leem o q compram. e aqui os impostos sobre cada livro são muito altos. acho q devem ter outros fatores q encarecem os livros. eu qd não tinha dinheiro pra comprar, era sócia de várias bibliotecas. há muitas q só com um comprovante de residencia, uma conta de luz, podemos emprestar, como os pontos de leitura na cidade de são paulo. eu li anos em bibliotecas verdadeiras preciosidades. beijos, pedrita
Postar um comentário