segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Porque o livro é tão caro no Brasil???


Esta é uma pergunta que há muito tempo vem me incomodando, porque o livro é tão caro no Brasil?

Sou uma pessoa que gosta muito de ler e de comprar livros, mas o valor exorbitante de alguns exemplares, dificulta a aquisição.

Sei que esta é uma reclamação de muitos leitores iguais a mim, mas saiba que isto está relacionado com a tiragem.

Em sua maioria, o povo brasileiro não tem o costume ou muitas vezes o poder aquisitivo de investir em livros, sendo assim, a venda é pequena comparada com outros países, isto acaba encarecendo o valor final do livro.

As editoras tem receio de fazer uma tiragem maior e os livros acabarem encalhando nas prateleiras. Neste caso, fazem uma tiragem menor, para não correr riscos.

Entre outros fatores que encarecem o livro no Brasil, está também o custo do papel, o editor, a gráfica, o autor, a distribuidora e a livraria.

Uma boa alternativa para economizar, são os livros usados, nos famosos SEBOS. Dá para encontrar muitos livros legais e em bom estado de conservação, isto tudo, com um valor bem reduzido. Uma dica é a ESTANTE VIRTUAL, um conjunto de sebos bem famoso na Internet, eu mesma já comprei vários livros lá, vieram em ótimos estado de conservação, tudo direitinho.

Para quem quiser conferir:

www.estantevirtual.com.br

2 comentários:

Flávio disse...

Este post me lembra o livro "O Brasil pode ser um país de leitores?", de Felipe Lindoso (Summus Editorial). Vale conferir, caso não conheça.

Pedrita disse...

olá, descobri seu blog qd pesquisava a capa do livro maria antonieta. acho que essa questão do preço tem vários fatores. é um assunto q me interessa e costumo pesquisar. realmente já ouvi que qt mais a tiragem for menor, maior o custo do livro. já ouvi tb q no brasil compram mais livros caprichados, papéis de maior qualidade. nos eua a venda maior são por pocket books q por terem papel inferior, embalagem normal, são mais baratos e lá compram mais. aqui já li q muitos compram os mais vendidos pra ter na estante e se mostrarem cultos, mas q muitos não leem o q compram. e aqui os impostos sobre cada livro são muito altos. acho q devem ter outros fatores q encarecem os livros. eu qd não tinha dinheiro pra comprar, era sócia de várias bibliotecas. há muitas q só com um comprovante de residencia, uma conta de luz, podemos emprestar, como os pontos de leitura na cidade de são paulo. eu li anos em bibliotecas verdadeiras preciosidades. beijos, pedrita