domingo, 14 de dezembro de 2008

REVISTA NOVA ESCOLA: o blablabla da educação.


A edição de Dezembro da revista nova escola me chamou muito atenção pelo tema da capa, "O Blablabla da educação - As expressões que o professor usa sem saber direito o que significam."

Há muito tempo venho criticando a linguagem usada por muito professores, sendo que muitos nem sabem o que realmente elas querem dizer ou significam. Usam palavras difíceis ou citam frases de autores famosos somente para impressionar.

O texto, cita frases de efeito mais usadas, como: "Aprender brincando; Levantar o conhecimento prévio; Formar cidadãos; Aumentar a auto-estima; Ter uma turma heterogênea; Fazer avaliação formativa; Trabalhar a interdisciplinaridade; Partir do interesse dos alunos; Desenvolver a criatividade e Focar a realidade do aluno;

Este discurso vazio já deve ter sido usado por muitos professores e isto me preocupa, se um professor usa palavras e frases que não sabe o significado somente para impressionar alguém, é porque ele não tem nada concreto e real à dizer.

Onde fica a qualidade do professor neste contexto???

Um comentário:

Pedrita disse...

ah, eu não li essa matéria. está na moda pegar frases na internet de pensadores e usar inadvertidamente. triste isso. poucos leem os livros inteiros das frases que replicam. isso qd não replicam frases atribuídas a autores, por pura falta de leitura e informação. se tivessem lido os autores que passam nesses textos perceberiam claramente a diferença do estilo. beijos, pedrita