sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Voltei com Novidades.

Depois de muitos meses sem postar nada no blog, eu voltei.

Muitos fatos históricos ocorreram neste meio-tempo. Desde a eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América, até a tragédia em Santa Catarina. Porém, mesmo sem postar nenhum texto aqui no blog, eu não parei de pesquisar sobre as publicações literárias e os acontecimentos de nossa sociedade, afinal, como o próprio nome do blog indica, faço um olhar sobre a história diariamente.

Estive muito envolvida com um livro fabuloso, é uma biografia sobre Maria Antonieta. Indico à todos que gostam de biografias.

Relata detalhes da vida pessoal dos reis franceses e dos acontecimentos da vida política francesa.
Eu tenho uma paixão pessoal pela vida de Maria Antonieta, então, como não poderia deixar de ser, estou aproveitando cada momento do livro.

Já visitei Versalhes, na França e estive em suas instalações, no Petit Trianon. Que era um palácio construido no século XVII, pelo rei Luís XV para sua amante, sendo que depois foi reformado e passa a pertencer a Maria Antonieta, onde ela viveu durante algum tempo.

Sobre o mesmo tema, também tem o filme da diretora Sofia Coppola, sobre a vida de Maria Antonieta.O filme narra a história da rainha da França desde sua chegada da Áustria, adolescente, à corte de Versalhes, até a saída da família real do grande palácio, em plena revolução.
É muito discutido por historiadores, pois a diretora usa uma "roupagem" nova para o tema. Indico o filme para cada um tirar suas próprias conclusões, eu particularmente, gosto, pois é um filme que atrai principalmente o público leigo, sendo possível utilizar com os alunos jovens, mas cada um que tire suas próprias conclusões.

Um comentário:

Pedrita disse...

queria que no brasil tivéssemos várias versões biográficas de personalidades como em outros países. acho que qt mais versões tiverem, mais discussões promoverem, mais aprendemos. vou começar a ler. qd termino que escrevo no meu blog. aí te aviso. obviamente devo demorar um tempinho pra terminar. beijos, pedrita