quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

LEMBRETE - FIDEL CASTRO NO DISCOVERY CHANNEL

Só para lembrar quem ainda não sabe, amanhã a noite, quinta feira, dia 28 de fevereiro, irá passar um documentário sobre Fidel Casto no Dicovery Channel.
É uma boa alternativa para conhecer esta lenda viva, que é tão polêmica e divide tanta opiniões. Sendo que depois de governar Cuba por 49 anos deixou o poder por complicações em sua saúde.
Portanto, não percam.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

GRANDE HISTÓRIA UNIVERSAL.

Hoje fui até a banca de revistas para comprar jornal e vi um livro muito interessante, Grande história Universal - O princípio da civilização. Da editora Folio.
Me impressionou o preço, apenas R$ 19,90. É um livro de boa qualidade, com capa dura e ilustrações.
É uma visão global, completa e atualizada da grande aventura da humanidade, sendo que este é o primeiro volume, onde será lançado mais volumes com outros títulos. Por ser em Espanhol e traduzido para o Português, espero que os outros volumes sejam lançados em uma versão traduzida para o Português também.
Os outros volumes terão como títulos: -> Civilizações Fluviais;
-> Época clássica;
-> Época Helenística;
-> A época do Império romano;
-> O declínio do Império romano;
-> Alta idade Média;
-> Mundo feudal;
-> Esplendor da cultura medieval;
-> Fim da Idade Média;
-> O Renascimento;
-> O século XVI;
-> O Absolutismo;
-> Época Napoleônica;
-> O século XIX;
-> Princípios do século XX;
-> Da Segunda Guerra Mundial à Guerra Fria;
-> Fins do século XX e inícios do século XXI.

É uma visão integral dos acontecimentos que determinaram o curso da História, espero que seja bom.
Quando eu terminar de ler, conto aqui minha opinião.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

INDEPENDÊNCIA OU MORTE.

Este quadro que está logo acima, com certeza é conhecido por muitos brasileiros, pois retrata a "Nossa Independência". Pois, como bom historiador(a) sabemos que nem todos os fatos foram exatamente como conhecemos.

Bem sabemos que Dom João retornou para Portugal em abril de 1821, levando consigo quase todo o ouro dos cofres brasileiro, deixando aqui nesta terra seu filho, Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança, mais conhecido como Dom Pedro de Alcântara.

Nesta época ele contava com apenas 23 anos de idade e nenhuma experiência política, ao contrário, um de seus maiores interesses era o "sexo feminino".

Em 1822 ocorre o dia do fico, simbolizando o início da ruptura com Portugal, sendo que o momento crucial ocorreu no dia 7 de setembro do mesmo ano com a Proclamção da República.

O que difere o quadro de Pedro Américo com a realidade, era que ele estava vestindo uma roupa simples de viagem e montado em uma mula, em vez de um cavalo. No dia estava com problemas intestinais, ou seja, uma disenteria, sendo necessária varias paradas pelo caminho para "aliviar o ventre".

Ao longo do riacho do Ipiranga foi pressionado a proclamar a independência do Brasil após receber cartas , sendo uma do cônsul inglês Henry Chamberlain e outra de José Bonifácio.
Nas cartas havia resoluções da Corte, que queria fazer o Brasil regressar à condição de colônia, sendo contrário aos interesses do brasil.

Em um momento de fúria misturado com insegurança e medo do que ainda estava por vir, declarou: Independência ou Morte!!!

Entre tantos fatos distorcidos da nossa história brasileira, este é apenas mais um.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Brasil Colônia.

Estes vídeos estão diretamente relacionados com o livros da coleção Terra Brasilis citados anteriormente.
É muito interessante para poder melhor entender este período do Brasil Colônia.




terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Decepção com a coleção de Caras.



Quero registrar aqui minha decepção com a coleção As sete Maravilhas do Mundo Moderno, lançado pela revista caras.


Ao comprar a revista, automaticamente o cliente ganha uma xícara e na outra semana o pires da mesma coleção. Até aí tudo bem, o problema é que o conjunto de xícara e pires são todos iguais. Me expliquem, que graça tem possuir uma coleção de Sete Maravilhas do Mundo Moderno se o desenho é igual em todas.

O mais normal e esperado seria que em cada xícara tivesse uma Maravilha do Mundo Moderno, assim o colecionador estaria automaticamente incentivado a completar sua coleção.

Fiquei muito decepcionada e estou decidindo se irei completar a coleção, isto é, se vale a pena.

UM OUTRO OLHAR SOBRE A EXPEDIÇÃO DE CABRAL



Este é um sub-título do primeiro livro do Eduardo Bueno, intitulado A viagem do Descobrimento, da editora Objetiva. Sendo que os dois primeiros livros da coleção, ganharam a menção de Altamente Recomendável e o prêmio de melhor informativo, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil. O primeiro volume , A Viagem do Descobrimento também ganhou o prêmio Jabuti em 1999.


Ao todo são quatro livros, sendo o
volume 2 - Náufragos, traficantes e Degredados;

volume 3 - Capitães do Brasil;

volume 4 - A Coroa, a Cruz e a Espada.

No primeiro volume relata como foi a viagem para o Brasil, mostrando a história como uma grande aventura. Traz os desconfortos que os viajantes tiveram que passar, o que comiam e o que os levava a embarcar em tamanha aventura.

Estou no segundo volume da coleção e estou adorando. Relata de uma forma divetida e descontraída como era a vida no Brasil nos primeiros anos do Descobrimento.

Fica aí um ótima opção para aqueles que querem conhecer um pouco mais da Nossa História, de uma forma leve e descontraída.
A idéia de escrever estre blog sugiu com a necessidade de comentar livros, filmes e revistas relacionadas com HISTÓRIA.